Centros Municipais de Proteção Civil da Beira Interior equipados com GPS

| País
Porto Canal / Agências

Belmonte, 31 out (Lusa) - Os 13 Centros Municipais de Emergência e Proteção Civil das autarquias integradas na Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) receberam hoje recetores de GPS, que permitem melhorar a sua resposta operacional.

Segundo uma nota da AMCB presidida por José Manuel Biscaia, que também preside à Câmara Municipal de Manteigas, os municípios seus associados receberam hoje os 13 recetores de GPS de dupla frequência e de precisão centimétrica (recetores GNSS L1/L2 incorporados), que custaram 91.300 euros.

O investimento foi realizado no âmbito do projeto ProteCMun - Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos nos Municípios da AMCB, cofinanciado pelo POVT - Programa Operacional Temático Valorização do Território, indica.

O presidente da AMCB, José Manuel Biscaia, citado no documento, refere que o projeto visa equipar os Centros Municipais de Emergência e Proteção Civil dos municípios associados com um equipamento considerado "imprescindível na prevenção e resposta operacional para enfrentar a generalidade das situações de emergência que possam ocorrer na área geográfica dos 13 municípios".

"É um projeto fundamental para a segurança dos cidadãos, uma vez que este equipamento vem melhorar a capacidade de análise e de avaliação de riscos de um incidente, e também aumentar a capacidade de atuação e de intervenção dos meios municipais de protecção civil", sublinha o autarca.

A AMCB refere ainda que os técnicos dos municípios associados já receberam formação teórica e prática sobre a utilização dos novos equipamentos de GPS, que foi realizada em Belmonte.

Constituem a AMCB os municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso (distrito da Guarda) e Belmonte e Fundão (distrito de Castelo Branco).

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

“Liberdade” é a palavra do ano de 2024

Uma votação promovida pela Porto Editora determinou que “liberdade” foi a palavra do ano em 2024, com 22% dos votos, anunciou aquele grupo editorial.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.