Livro sobre vida e obra do fadista Manuel Fernandes apresentado quinta-feira
Porto Canal / Agências
Lisboa, 29 out (Lusa) - A obra "Manuel Fernandes -- Uma história por contar", sobre a vida e obra do criador de "A vassourinha", é apresentada na quinta-feira, no Museu do Fado, em Lisboa.
Da autoria de Julieta Estrela e Nuno C. Lopes, a obra é a primeira biografia daquela a quem a imprensa fadista das décadas de 1940, 1960 e 1970 realçou o talento e a voz.
Editada pela Fundação Manuel Simões, esta biografia resgata as primeiras gravações do fadista na Estoril Discos.
Em 1945, o jornalista Francisco Radamanto questionava-se, no jornal Guitarra de Portugal: "Onde há hoje cantador de fados mais cheio de qualidades, mais verdadeiro, mais fadista que Manuel Fernandes?".
Uma década mais tarde, em 1956, o poeta Silva Nunes escrevia, no jornal Voz de Portugal, que "Manuel Fernandes [cantava] numa verdadeira atitude de soberania na essência da sua voz, provando assim merecer lugar que de jus ocupa na grande craveira artística".
Enquanto em 1965 a revista Plateia dizia que ele era "artista dos mais populares", ao mesmo tempo que indicava que o fadista parecia "ter descoberto o segredo da manutenção da forma ideal, conservando-se, longos anos - apesar de ser ainda um jovem - num plano de invejável realce".
Na obra de Julieta Estrela -- que conheceu Manuel Fernandes e com ele cantou - e de Nuno C. Lopes, são ainda revelados documentos inéditos e factos desconhecidos da carreira de um fadista do qual, em 1987, o jornalista José Rodrigues da Silva, no Diário de Notícias, salientava a grande dedicação à causa do espetáculo.
A obra será apresentada na quinta-feira, às 19:00, no Museu do Fado, em Lisboa, e contará com um apontamento musical com Sandra Marques, após o que será inaugurada uma exposição sobre a vida e obra do fadista (1921-1994).
Nuno C. Lopes é jornalista, enquanto Julieta Estrela se estreou como fadista em 1957, no Café Luso, em Lisboa, depois de ter vencido o concurso "Rainha das Cantadeiras", promovido pelo jornal Voz de Portugal.
Atualmente é presidente da Associação portuguesa dos Amigos do Fado (APAF), de que foi uma das fundadoras.
CP // MAG
Lusa/Fim