ONG criticam nomeação do novo ministro indonésio da Defesa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Jacarta, 29 out (Lusa) - As organizações não-governamentais (ONG) de direitos humanos criticaram hoje a nomeação do novo ministro indonésio da Defesa, já envolvido em polémica antes de chegar ao Governo do Presidente Joko Widodo.

As ONG disseram-se surpreendidas com a nomeação, tendo em conta as críticas de que Ryamizard Ryacudu, antigo chefe do Estado Maior do Exército, foi alvo no passado.

As organizações de defesa dos direitos humanos acusam o exército indonésio de cometer abusos durante a liderança de Ryamizard Ryacudu, no curso de operações militares contra grupos separatistas de Aceh, na zona norte da ilha de Sumatra, bem como na província de Papua Ocidental.

O ex-general foi alvo de críticas em 2003, depois de ter classificado de "heróis" os soldados detidos por terem matado um líder da Papua favorável à independência desta província, onde várias violações dos direitos humanos foram denunciadas pelas ONG.

"A nomeação de um defensor de linha dura como Ryamizard Ryacudu mostra-nos que o Presidente não encara com seriedade a promoção dos direitos humanos ou quer estender a mão à Papua", disse John Miller, da ONG Timor-Leste e Rede de Ação Indonésia.

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.