Comissão de Utentes da Saúde de Aveiro aponta múltiplas carências

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Saúde no concelho de Aveiro "padece de vários males", segundo a comissão de utentes de Saúde de Aveiro, que hoje realizou uma reunião pública, com vista a elaborar uma "Carta de intenções" para a Saúde.

Demora excessiva nas urgências hospitalares, aumento de listas de espera para consultas, falta de especialidades, médicos de família em número insuficiente e dificuldades no transporte de doentes são os traços do retrato à Saúde em Aveiro, feito pela comissão de utentes.

António Nabais, da comissão, relatou haver situações de demora na Urgência do Hospital de Aveiro "que chegou a 12 horas", apesar da administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga "argumentar existir concentração de médicos" naquela unidade hospitalar.

A perda de algumas especialidades no Hospital de Aveiro é outro motivo de preocupação para a comissão de utentes, dando como exemplo a Maternidade ou o serviço de Hematologia, "que apenas está a seguir os doentes que já possuía, enquanto os novos são encaminhados para Coimbra".

Noutras especialidades, segundo a comissão, as listas de espera são cada vez maiores e se os médicos não chegam no Hospital, o mesmo se passa nos Centros de Saúde: "faltam médicos de família porque há médicos que se estão a reformar e não são substituídos".

O problema das dificuldades no transporte de doentes foi levantado por Milton Matos, para quem "há falta de fiscalização às empresas de ambulâncias, algumas das quais operam sem os meios adequados e sem pessoal qualificado".

Quanto às corporações de bombeiros "não têm ambulâncias disponíveis em número suficiente" para transportar doentes aos tratamentos.

"Houve até uma situação extrema no princípio do ano, em Aveiro, em que não havia uma única ambulância disponível no concelho, porque estavam todas em espera no Hospital", descreveu Milton Matos.

O custo das taxas moderadoras foi igualmente discutido na reunião alargada de utentes, sendo considerado elevado. A comissão entende que o preço a pagar por uma deslocação à urgência hospitalar, na ordem dos 20 euros, acrescido do custo dos exames que forem necessários realizar, é já um fator que leva alguns utentes a evitar deslocarem-se ao Hospital, mesmo quando precisam.

+ notícias: Norte

Contagem decrescente para o Senhor de Matosinhos. Romaria arranca com concertos e marchas de bonecos

A romaria do Senhor de Matosinhos, que se realiza há mais de 700 anos naquele concelho do distrito do Porto, arranca sexta-feira e prolonga-se até 02 de junho com dezenas de concertos, exposições e arruadas, anunciou esta quarta-feira a câmara.

Reveladas as primeiras confirmações para o Festival Authentica em Braga

A cantora brasileira Luísa Sonza, o português Nininho Vaz Maia e o irlandês Cian Ducrot estão entre as primeiras confirmações para a terceira edição do Festival Authentica, marcado para 6 e 7 de dezembro em Braga.

Marco de Canaveses evita indemnização de 71 milhões de euros após acordo com concessionária de água

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses aprovou um acordo com a concessionária de água e saneamento, evitando uma indemnização de 71 milhões de euros que teria de ser paga por uma modificação unilateral do contrato.