Greve dos pilotos da Lufthansa estendida aos voos de longo curso

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 21 out (Lusa) -- Os pilotos da companhia aérea alemã Lufthansa estenderam hoje a greve aos voos de longo curso depois de, na segunda-feira, a paragem ter incidido sobre as rotas nacionais, mantendo a luta com a empresa sobre as condições para a reforma antecipada.

O protesto laboral arrancou às 06:00 (05:00 em Lisboa) e vai estender-se até pouco antes da meia-noite (23:00 em Lisboa), tal como previsto quando foi anunciada a greve na sexta-feira passada.

A Lufthansa, a maior companhia aérea da Alemanha, cancelou 1.511 voos, afetando cerca de 166.000 passageiros em vários países.

O sindicato de pilotos Cockpit Verein (CV) apontou hoje o "claro sinal" enviado à companhia com esta greve, que entre segunda e terça-feira soma 35 horas, segundo o seu porta-voz Markus Wahl.

Por sua vez, o porta-voz da Lufthansa Andreas Bartels disse, em declarações ao canal de televisão público "ARD", que é necessária "prontidão" por parte dos pilotos para continuarem a negociar e acertar posturas para "resolver o conflito".

O principal ponto de desacordo entre os pilotos e a companhia é a alteração das regras para a reforma antecipada, que poderia abranger, até agora, os 5.400 pilotos do grupo Lufthansa e que inclui a transportadora homónima, a divisão de transporte de mercadorias Lufthansa Cargo e a filial de baixo custo Germanwings.

O atual sistema permite que os pilotos deixem de trabalhar a partir dos 55 anos com 60% do seu salário base.

Segundo a Lufthansa, os comandantes têm a reforma antecipada com uma média de 59 anos de idade e o objetivo da companhia é atrasá-la gradualmente até aos 61 anos.

Esta convocatória segue a greve de 12 horas realizadas na quinta-feira passada pelos pilotos da Germanwings.

Com a jornada de hoje os pilotos somam a oitava ronda de greves da companhia desde abril.

Desde essa altura, a Lufthansa e Germanwings já cancelaram cerca de 5.000 voos devido às greves dos seus pilotos, que se estima terem afetado até agora mais de meio milhão de passageiros, além de prejuízos causados à companhia.

FV // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.