Greve para circulação do Metro de Lisboa a partir das 06:30 de terça-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 out (Lusa) -- A circulação do Metropolitano de Lisboa vai estar parada entre as 06:30 de terça-feira e a mesma hora de quarta-feira devido à greve convocada pelos sindicatos, anunciou hoje a empresa.

À semelhança do que aconteceu em greves anteriores, durante esse período a rodoviária Carris vai reforçar algumas das suas carreiras coincidentes com os eixos servidos pelo metro, nomeadamente as 726 (Sapadores-Pontinha), 736 (Cais do Sodré-Odivelas), 744 (Marquês de Pombal-Moscavide) e 746 (Marquês de Pombal-Estação da Damaia).

Esse reforço vai ser feito através de um número suplementar de autocarros, pelo que não será afetado o planeamento do serviço normal da Carris, indicou o metro em comunicado.

Os trabalhadores do metro iniciam às 00:00 de terça-feira uma greve de 24 horas contra a concessão da empresa a privados e a perda de condições de trabalho.

Segundo a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), esta é "a continuação da luta em defesa" da permanência do metro no setor empresarial do Estado, depois de o Governo ter anunciado que o concurso para concessão da empresa e da Carris -- por um período mínimo de nove anos - deverá ser lançado no final deste mês ou no início de novembro.

MCL (JRS) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.