Ébola: Governo espanhol confirma resultado negativo na primeira prova à auxiliar de enfermagem

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 19 out (Lusa) - A primeira de duas provas realizada hoje ao sangue da auxiliar de enfermagem espanhola infetada com o Ébola teve resultado negativo, devendo uma segunda prova ser realizada nas próximas horas, confirmou o Governo espanhol.

O resultado é confirmado num curto comunicado do comité especial criado pelo executivo para acompanhar a crise do Ébola em Espanha.

"O estado de saúde da paciente hospitalizada no Carlos III evoluciona favoravelmente. A primeira prova foi negativa e o teste será repetido nas próximas horas", refere o comunicado.

Quando o segundo teste for realizado, poder-se-á verificar que Teresa Romero está livre do vírus, caso se mantenha o resultado negativo.

Caso isso ocorra, este surto em Espanha terá terminado, num momento em que passam 21 dias sem que nenhum dos envolvidos no tratamento de Teresa Romero tenha manifestado qualquer sintoma.

Além de Teresa Romero, o Comité explica no seu segundo comunicado de hoje que os 15 hospitalizados continuam assintomáticos.

Estão ainda à espera da segunda prova (depois de uma primeira negativa) três outras pessoas sob investigação.

Trata-se de um viajante procedente da Nigéria, um cooperante das Canárias e um homem que usou a mesma ambulância que transportou Teresa Romero.

Segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ébola causou mais de 4.500 mortos em cerca de nove mil casos registados na Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri, os mais afetados, mas também na Nigéria, Senegal, Espanha e Estados Unidos.

ASP // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.