Ébola: segundo caso suspeito em Espanha

Ébola: segundo caso suspeito em Espanha
| Mundo
Porto Canal

As autoridades de saúde da região espanhola da Catalunha ativaram durante a madrugada o protocolo do Ébola com a chegada a Espanha de um paciente que viajou para dois países de risco, Guiné-Conacri e Serra Leoa.

Segundo a Agência de Saúde Pública da Catalunha, o homem, de 48 anos e nacionalidade andorrana, entrou no Hospital Clinic de Barcelona com febre, depois de passar mais de um mês numa das regiões de risco.

O paciente chegou durante a tarde ao aeroporto de Barcelona procedente da Serra Leoa, via Marrocos, segundo o departamento de Saúde da Generalitat, o Governo regional.

Depois de analisar os sintomas clínicos e epidemiológicos, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SUVEC) decidiu ativar o protocolo do Ébola e transferir o paciente para o Clinic.

As amostras para análise seguiram já para o Centro Nacional de Microbiologia de Majadahonda, nos arredores de Madrid, devendo o resultado ser conhecido nas próximas 48 horas.

Entretanto, hoje ou terça-feira deverá ser feito o segundo teste à auxiliar de enfermagem espanhola Teresa Romero. A confirmação do primeiro teste negativo significaria que a paciente superou totalmente Ébola.

Ainda que o teste seja negativo, Teresa Romero teria que permanecer hospitalizada, pelo menos até que o seu organismo recupere ou passem 21 dias desde o teste negativo.

Continuam assintomáticas 15 pessoas em observação no Hospital Carlos III de Madrid.

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.