Protecção Civil alerta para vento e agitação maritima em sete ilhas dos Açores

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 16 out (Lusa) -- A Proteção Civil dos Açores emitiu hoje um alerta para as previsões de agitação marítima forte nos grupos Ocidental e Central, com ondas que poderão chegar aos sete metros e um aumento da intensidade do vento nas próximas horas.

Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) "voltou a prolongar o aviso de agitação marítima forte" para sete ilhas dos Açores, "onde a passagem de um sistema frontal provocará um aumento da intensidade do vento".

Assim, para o grupo Ocidental (Flores e Corvo), o alerta amarelo em relação ao vento é "relativo a velocidade média e rajada máxima", entre as 13:00 (14:00 em Lisboa) de hoje e as 06:00 (07:00 em Lisboa) de sexta-feira, "direção de sudoeste, rodando para oeste".

Quanto à agitação marítima, estão previstas "ondas de oeste/noroeste de seis a sete metros até às 18:00 locais (19:00 no continente) de sexta-feira".

Para o grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) o aviso amarelo é igualmente referente à "velocidade média e rajada máxima de vento, direção de sudoeste, rodando para oeste, entre as 18:00 de hoje (19:00 em Lisboa) e as 04:00 de sexta-feira (05:00 em Lisboa)".

As previsões apontam ainda para "ondas de oeste/noroeste de seis a sete metros até às 18:00 locais (19:00 no continente) de sexta-feira".

Face a estas previsões, a Proteção Civil dos Açores recorda quais são as medidas de autoproteção a adotar, nomeadamente a "desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento".

Nas "zonas mais vulneráveis" as populações devem "manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas e não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas".

Na estrada os condutores devem adotar "uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias" e "especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas".

É também aconselhada uma "adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas".

A Proteção Civil desaconselha a prática de atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

APE // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.