PGR afirma que investigação do Ministério Público não está ligada ao universo Espírito Santo

PGR afirma que investigação do Ministério Público não está ligada ao universo Espírito Santo
| País
Porto Canal

A Procuradoria-Geral da República (PGR) esclareceu que as buscas que hoje decorrem no âmbito de investigações do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) não estão relacionadas com o "universo Espírito Santo".

Numa resposta enviada à agência Lusa, o gabinete de imprensa da PGR indica apenas que "estão a decorrer buscas no âmbito de investigações do DCIAP" e que estas "não estão relacionadas com o denominado 'universo Espírito Santo'”.

Uma fonte ligada ao processo tinha dito hoje à Lusa que as buscas, por suspeitas de branqueamento de capitais, estão relacionadas com a atividade de um militar angolano em Portugal.

Segundo a mesma fonte, esta investigação é também acompanhada pelo Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

A fonte não precisou se se tratam de buscas domiciliárias ou em que local foram realizadas, mas afastou a ideia de decorrerem em todo o país.

Segundo o Expresso, "trata-se do general Bento dos Santos (Kangamba), que está a ser alvo de buscas da PJ e será constituido arguido".

De acordo com informações recolhidas pelo DN, "alguns empresários angolanos com atividade em Portugal terão sido alvo de buscas, para os investigadores recolherem documentação sobre as suas movimentações financeiras".

Informações divulgadas em fevereiro davam conta de que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do tráfico de pessoas do Brasil, da Câmara dos Deputados, tinha aberto uma investigação a um esquema de envio de cidadãs brasileiras para o exterior, que alegadamente envolve Bento dos Santos.

O empresário Bento dos Santos está acusado de participar numa rede internacional de tráfico de mulheres que levava as vítimas para a prostituição em Angola, Portugal, África do Sul e Áustria, em troca de pagamentos entre 10 mil dólares (7,2 mil euros) e 100 mil dólares (72,9 mil euros).

Segundo o gabinete do presidente da comissão, o deputado Arnaldo Jordy, o esquema criminoso que supostamente envolve Bento dos Santos chamou a atenção por ser uma rota desconhecida de tráfico de mulheres brasileiras.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.