Hong Kong: Polícia deteve vários manifestantes durante confrontos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Hong Kong, China, 14 out (Lusa) -- A polícia de Hong Kong deteve hoje vários manifestantes durante alguns dos mais violentos confrontos registados desde o início dos protestos pró-democracia, há mais de duas semanas, no centro financeiro da cidade.

Dezenas de agentes policiais carregaram sobre manifestantes concentrados junto a novas barricadas que tinham erguido numa das avenidas principais de Hong Kong, próxima da sede do Governo, indicou um jornalista da agência de notícias francesa, AFP, no local.

Zonas do vital centro financeiro de Hong Kong estão paralisadas há mais de duas semanas por manifestações apelando para que Pequim dê à antiga colónia britânica democracia total e que o líder do executivo desta região administrativa especial chinesa, Leung Chun-ying, se demita.

De acordo com os planos anunciados pela China em agosto, os cidadãos de Hong Kong poderão votar no sucessor de Leung, em 2017, mas os candidatos serão pré-selecionados por Pequim.

ANC // EL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.