Hong Kong: Pequim diz que democracia não é desculpa para "comportamentos ilegais"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 15 out (Lusa) -- A democracia deve basear-se no Estado de Direito e não pode ser desculpa para "comportamentos ilegais", lê-se hoje num comentário publicado no Diário do Povo, jornal do órgão central do Partido Comunista chinês, em referência aos protestos em Hong Kong.

O comentário assinala o firme apoio de Pequim ao Governo de Hong Kong e ao seu chefe do Executivo, CY Leung, reiterando que os protestos "estão condenados ao fracasso".

"A estabilidade é boa, o caos é um desastre", adverte-se no meso artigo, em que se insiste que "os diferentes pedidos sobre o desenvolvimento democrático de Hong Kong podem ser manifestados através de formas legais".

O Diário do Povo atribui os protestos "a um grupo reduzido" entre a população de Hong Kong, superior a sete milhões de habitantes.

"A democracia deve basear-se na lei, não na ditadura de uma minoria, e muito menos numa desculpa para um grupo diminuto", frisa.

O artigo acrescenta que os protestos, que cumprem hoje o 18.º dia, são "ilegais" e incluíram a invenção de "acusações e rumores" contra CY Leung e o seu Governo.

"A história recorda que os atos radicais e ilegais que vieram com eles apenas resultaram em mais atividades ilegais, exacerbando a desordem e o caos", refere o artigo no Diário do Povo, citado pela agência Efe.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.