Fernando Santos vai poder orientar Portugal contra a Dinamarca no banco

Fernando Santos vai poder orientar Portugal contra a Dinamarca no banco
| Desporto
Porto Canal (Imagem: FPF)

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, vai poder orientar a equipa no jogo de terça-feira frente à Dinamarca, uma vez que o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) suspendeu hoje a pena que lhe tinha sido aplicada.

A FIFA suspendeu Fernando Santos por oito jogos oficiais, após ter sido expulso no jogo entre a Grécia (que orientava na altura) e a Costa Rica, dos oitavos de final do Mundial de futebol 2014, no Brasil. A entidade que rege o futebol mundial considerou que o então selecionador da Grécia tinha protagonizado uma "conduta antidesportiva".

Na sequência, Fernando Santos recorreu da pena aplicada para o TAS e, como medida preliminar, pediu a suspensão da mesma enquanto a decisão final não fosse anunciada. Hoje, o TAS aceitou o seu pedido de suspensão da pena.

"Tendo levado em consideração as várias partes, o presidente da Divisão de Arbitragem e Recursos do TAS emitiu uma ordem através da qual aceita o pedido" de Fernando Santos, indicou o tribunal numa nota enviada à comunicação social.

Assim, explicita o tribunal, Fernando Santos "está apto a exercer as suas tarefas de treinador até que esteja concluída a arbitragem do TAS".

"A esse respeito, as partes concordaram que esta arbitragem fosse feita de forma expedita, e o TAS espera estar em condições de emitir uma decisão final [sobre o castigo aplicado pela FIFA] até ao final de novembro de 2014", salientou a instância.

Isso significa que Fernando Santos vai poder orientar a equipa a partir do banco de suplentes no jogo entre Portugal e a Dinamarca, em Copenhaga, a contar para o Grupo I da fase de qualificação do Euro2016. Até ao final de novembro, Portugal ainda tem mais um jogo oficial, com a Arménia, a 14 desse mês.

Além dos oito jogos de suspensão, a FIFA também multou Fernando Santos em 20 mil francos suíços (cerca de 16,5 mil euros).

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.