Queda de ninho de vespa asiática em escola de Viana provoca ferimentos em criança

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 08 out (Lusa) - A queda de um ninho de vespa asiática, hoje, na Escola Básica e Secundária de Barroselas, em Viana do Castelo, provocou ferimentos numa criança e levou à evacuação do estabelecimento de ensino, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Municipais.

De acordo com a mesma fonte, o rapaz, com cerca de 14 anos foi transportado ao hospital de Viana do Castelo "por meios escolares" onde foi "medicado, encontrando-se bem de saúde".

Segundo aquela fonte o rapaz "estaria nas proximidades do vespeiro quando ele foi detetado pelas crianças da escola após a queda da árvore, devido ao vento que se faz sentir". A fonte dos bombeiros municipais adiantou que, "quando caiu ao chão o ninho, que não estava sinalizado pela corporação, partiu-se".

A evacuação dos cerca de 600 alunos da escola teve início cerca das 10:45, e foi decidida por precaução, estando no local duas viaturas dos bombeiros e outras tantas da GNR, decorrendo a operação de destruição do ninho.

Contatado pela Lusa o presidente da Associação de Pais adiantou "alguns jovens foram recolhidos pelos pais, calmamente, e os que não tiveram essa possibilidade estão concentrados na cantina escolar".

"As crianças estão calmas. Está tudo controlado. A evacuação decorreu com tranquilidade".

Segundo números revelados em agosto passado pela Câmara de Viana do Castelo, os bombeiros municipais registaram desde novembro de 2012 cerca de 448 ninhos de vespa asiática, dos quais 216 só nos primeiros oito meses deste ano.

De acordo a autarquia, dos 216 ninhos desta espécie predadora georreferenciados este ano no concelho 27 foram destruídos por populares e 63 pelos bombeiros municipais.

ABYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.