Providência para evitar fecho de escola em Ovar indeferida

| Norte
Porto Canal / Agências

Ovar, 06 Out (Lusa) - O grupo de pais da EB Oliveira Lopes, em Válega, Ovar, que havia intentado uma providência cautelar para impedir o encerramento da escola, está indignado por o despacho de indeferimento revelar que foi a Câmara que pediu o encerramento.

"O presidente da Câmara, numa reunião extraordinária em que explicámos porque é que estamos contra o fecho da escola, disse que fez tudo para evitar o encerramento, mas agora o despacho da juíza veio revelar que ele dirigiu um ofício ao Ministério para a fecharem", disse à Lusa Manuel da Silva Costa.

Silva Costa, do grupo de cidadãos que promoveu a providência cautelar junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro, relata que os pais estão inconformados e pretendem demonstrar numa ação pública o seu descontentamento.

"A mudança para o Centro Educativo de Regedoura implica o atravessamento de EN109, sobrecarregada com trânsito, e da Linha Férrea do Norte, o que causa grandes transtornos aos pais", explicou.

Segundo aquele encarregado de Educação, a EB Oliveira Lopes tinha inscritos para este ano mais de 80 alunos, muito acima do mínimo legal exigido, embora reconheça que se trata de um edifício centenário, a precisar de obras de reabilitação.

Silva Costa atribui o encerramento à intenção de entregar o imóvel para sede da associação de antigos alunos, para que seja esta a recuperar o edifício, através de candidatura a fundos comunitários.

"A Câmara deixa de ter essa despesa e, como se lê no despacho da juíza, foi o próprio presidente da Câmara que dirigiu um ofício à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Centro, a solicitar o encerramento da escola", afirma Silva Costa.

A Lusa tentou, sem sucesso, ouvir o presidente da Câmara de Ovar sobre o assunto.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.