Quatro anos e meio de prisão para homem que tentou rebentar multibanco em Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 15 jul (Lusa) - O Tribunal de Aveiro condenou hoje a quatro anos e meio de prisão efetiva um homem que tentou assaltar uma caixa multibanco em Requeixo, no concelho de Aveiro, com recurso ao método de explosão com gás.

Os factos remontam à madrugada do dia 20 de julho de 2012, quando o arguido, juntamente com mais três indivíduos, foi surpreendido pela GNR no interior do edifício do Centro Social de Requeixo, onde se encontra a referida caixa multibanco.

O coletivo de juízes deu como provado que os quatro homens se preparavam para fazer explodir aquela caixa ATM, utilizando uma botija de gás e uma bateria, para se apropriarem do dinheiro que se encontrava no seu interior e que totalizava mais de 14 mil euros.

O arguido, o único elemento do grupo que foi detido, foi condenado a dois anos de prisão por um crime de furto qualificado e três anos e meio por um crime de explosão, ambos na forma tentada.

O tribunal decidiu ainda condenar o suspeito a nove meses de prisão por um crime de dano qualificado, absolvendo-o do crime de resistência e coação sobre funcionário.

Em cúmulo jurídico, foi-lhe aplicada uma pena única de quatro anos e meio de prisão efetiva.

A juíza presidente explicou que decidiu não suspender a pena, devido à gravidade dos crimes em causa, esperando que a mesma sirva para desmotivar este tipo de comportamentos.

O suspeito terá ainda de pagar cerca de 1.800 euros à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo e ao Estado, pelos danos provocados na caixa ATM e na viatura da GNR.

O homem de 28 anos, residente em Setúbal, vai continuar em prisão preventiva, no estabelecimento prisional de Custóias, até ao trânsito em julgado da decisão.

Segundo o Comando Territorial de Aveiro da GNR, a tentativa de assalto ocorreu na madrugada de 20 de julho de 2012, cerca das 04:00.

"Os suspeitos, que atuavam encapuzados, chegaram a rebentar as portas do local onde se encontrava a caixa ATM e estavam a preparar-se para explodir a caixa multibanco, quando foram surpreendidos por uma patrulha da GNR que passou no local", informou a guarda.

Três elementos do grupo conseguiram pôr-se em fuga numa viatura, mas um homem acabou por ser detido no local por elementos da GNR.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.