Ébola: doente com sintomas do vírus hospitalizado em Washington

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 03 out (Lusa) - Um doente com sintomas semelhantes aos provocados pelo vírus do Ébola e que viajou recentemente para a Nigéria foi hospitalizado hoje na capital norte-americana, Washington, segundo uma fonte hospitalar.

"Confirmamos que foi admitido um paciente no hospital universitário Howard, em estado estável, na sequência de uma viagem à Nigéria e que apresenta sintomas compatíveis com os do Ébola", disse à agência noticiosa AFP a porta-voz do hospital, Kerry-Ann Hamilton.

"Por cautela, ativámos os protocolos adequados ao controlo de doenças e mantivemos o doente em isolamento", revelou, sem fornecer mais detalhes.

Os sintomas da febre hemorrágica que está a assolar vários países da África Ocidental incluem dores, vómitos, diarreias e contrações musculares.

O período de incubação varia entre os dois e os 21 dias. Uma pessoa infetada com o vírus só o transmite quando começa a apresentar sintomas da doença.

A febre hemorrágica transmite-se apenas por contacto direto com fluidos corporais.

Um liberiano que chegou a Dallas no dia 20 de setembro, proveniente do seu país de origem, foi o primeiro caso diagnosticado com Ébola fora de África.

A doença foi identificada no dia 30 de setembro num hospital texano.

A Nigéria é um dos cinco países afetados pelo surto de Ébola que assola a África Ocidental desde o início do ano, mas regista apenas oito mortos.

A mais grave epidemia desde que o vírus foi identificado, em 1976, provocou até agora 3.300 mortos, num total de mais de 7.100 casos.

A Libéria é o país mais afetado pela epidemia, que afeta igualmente a Serra Leoa, a Guiné-Conacri e o Senegal.

RCR // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.