Aécio Neves celebra ida à segunda volta e fala em "unir forças"

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Paulo, 05 out (Lusa) - O candidato presidencial brasileiro Aécio Neves, eleito hoje para disputar a segunda volta das eleições, homenageou o candidato Eduardo Campos, que morreu durante a campanha, e falou em "unir forças", apontando para uma possível aliança com Marina Silva.

"Quero deixar uma palavra de homenagem a um amigo, um homem público honrado, digno que foi abatido por uma tragédia no meio da campanha. A ele, a seus ideais e aos seus sonhos, a minha referência, que nós saberemos, juntos, transformá-los em realidade", afirmou Aécio Neves, num breve discurso após a divulgação oficial dos resultados.

Eduardo Campos morreu quando o avião onde seguia se despenhou, colocando a sua candidata a vice-presidente, Marina Silva, como cabeça-de-lista do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que ficou em terceiro lugar nas eleições de hoje, com 20 por cento dos votos.

Aécio Neves, que chegou a ocupar o terceiro lugar nas pesquisas nos últimos meses, passou para a segunda volta, com 33,63 por cento dos votos, contra 41,53 por cento da atual Presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff.

Ex-senador e ex-governador de Minas Gerais por dois mandatos consecutivos, Aécio Neves (centro-direita) defendeu uma "união de forças", salientando que a sua lista "não é mais" a candidatura de um partido ou de um conjunto de alianças, mas de "um conjunto de brasileiros" que ainda tem a capacidade de se "indignar" e "sonhar".

"Vamos acreditar que é possível, como eu sempre acreditei, dar ao Brasil um governo que uma decência e eficiência", completou, agradecendo aos companheiros de campanha e à família.

O candidato prometeu intensificar a campanha e retomar as atividades já na segunda-feira, citando o seu avô Tancredo Neves, o primeiro presidente civil eleito após a ditadura militar que veio a falecer antes de tomar posse: "Não vamos nos dispersar, estamos apenas no meio da caminhada".

FYRO // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.