PSI20 cai mais de 3% em linha com Europa e Mota-Engil e PT lideram perdas

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 out (Lusa) - O principal índice da bolsa, o PSI20, fechou a sessão a perder 3,30% para 5.495,70 pontos, em linha com as praças europeias, penalizado pelas perdas da Mota-Engil e da Portugal Telecom (PT).

Entre as 18 cotadas que compõem o índice de referência da praça portuguesa, todas encerraram em terreno negativo.

As ações da Mota-Engil e da PT lideram as perdas da sessão, tendo recuado 5,24% e 4,82%, para 4,70 euros e 1,56 euros, respetivamente.

O setor financeiro também registou perdas: o BPI caiu 4,60% para 1,55 euros, o BCP cedeu 2,49% para 0,10 euros, e o Banif deslizou 1,27% para 0,007 euros.

Na Europa, o dia foi negativo em todas as praças de referência, com Lisboa a liderar as perdas do dia, um resultado explicado pelos analistas como uma deceção perante a ausência de políticas por parte do Banco Central Europeu (BCE).

Na sua reunião mensal, excecionalmente realizada em Nápoles, Itália, o BCE decidiu manter inalterada a taxa de juro diretora no mínimo histórico de 0,05%.

Nas ruas de Nápoles, milhares de manifestantes protestaram contra as políticas de austeridade e gritaram 'slogans' contra o BCE.

Na conferência de imprensa mensal, o presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou que alguns países da zona euro devem "acelerar claramente" a aplicação de reformas, sem apontar nomes.

SMS (EO) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.