Sentimento económico sobe em Setembro em Portugal

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 28 ago (Lusa) -- O indicador de sentimento económico da Comissão Europeia para Portugal subiu em setembro, contrariando a tendência europeia de queda registada tanto na zona euro como na União Europeia.

Segundo o indicador, hoje divulgado em Bruxelas, enquanto o sentimento económico recuou 1,0 pontos na União Europeia e 0,7 na zona euro (para 103,6 e 99,9 pontos, respetivamente), em Portugal subiu 1,1 pontos, face a agosto, para se fixar em 101,6 pontos.

Este indicador volta assim a melhorar, depois de em agosto ter caído e interrompido cinco meses de subidas consecutivas.

O indicador de sentimento económico calculado pela direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia.

Em Portugal, face a gosto, o indicador melhorou em setembro na maioria dos setores 'medidos'.

Nos consumidores melhorou de -28,2 para -23,9 pontos, no comércio a retalho de 1,2 para 2,0, na indústria de -7,4 para -6,5 e de -46,2 para 44,8 pontos no setor da construção.

A exceção foi o setor dos serviços, em que desceu de 2,6 em agosto para 0,4 em setembro.

IM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.