Fernando Santos pode não sentar-se no banco de Portugal em jogos oficiais

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 24 set (Lusa) -- O novo selecionador de Portugal, Fernando Santos, poderá nunca se sentar no banco de suplentes, caso falhe a qualificação para o Euro2016 de futebol ou a presença no "play-off", devido aos oito jogos de suspensão hoje confirmados pela FIFA.

Em caso de fracasso desportivo, Fernando Santos, cujo contrato é válido até ao final do Euro2016, que se disputa em França, poderá protagonizar uma situação invulgar a nível internacional.

No mesmo dia em que Fernando Santos foi apresentado como novo selecionador, o Comité de Apelo da FIFA rejeitou o seu recurso e confirmou a suspensão de oito jogos aplicada ao técnico português, que, ainda assim, pode recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto.

Depois da derrota caseira (0-1) com a Albânia, o caminho para o França2016 tem ainda mais sete desafios, pelo que Fernando Santos corre o risco de se sentar no banco em jogos oficiais somente na segunda mão de um hipotético "play-off" ou na segunda partida da fase final, em caso de qualificação direta.

Ilídio Vale, com quem Fernando Santos já trabalhou no FC Porto e que integrava o corpo técnico da federação, tendo levado Portugal à final do Mundial de sub-20 de 2011, na Colômbia, foi nomeado treinador-adjunto e será a extensão do selecionador no "campo".

"É um treinador de excelência, em quem confio em absoluto e existe uma sintonia perfeita entre mim e a minha equipa técnica. Temos armas suficientes par combater isso e não irá influenciar o desempenho da equipa. O Ilídio terá, inclusive, liberdade no banco para tomar as suas decisões", assinalou o selecionador.

Fernando Santos levou a Grécia a um inédito apuramento para os oitavos de final no Mundial2014, mas foi expulso antes do desempate por penaltis, que seria favorável à Costa Rica, e foi suspenso por oito jogos por "conduta antidesportiva" na sequência da análise ao relatório do árbitro australiano Benjamin Williams.

Reconhecendo que se exaltou, o técnico explicou hoje que se limitou a questionar o árbitro pelo facto de estar a pedir aos seus jogadores para saírem do campo antes da sessão de penaltis e não fazer o mesmo com os costa-riquenhos. Hoje, Fernando Santos contou que se dirigiu ao árbitro dizendo "tens dois critérios e não estás a ser justo".

Uma vez que os jogos particulares não contam na contabilidade oficial, Fernando Santos experimentará um pouco do "sonho" que diz estar a cumprir a 11 outubro quando se sentar no banco no particular em França, seleção que receberá, nos mesmos moldes, a 04 de setembro de 2015.

O Tribunal Arbitral do Desporto é, por isso, a única esperança do "engenheiro" poder assumir, na plenitude, os destinos da seleção que sempre desejou orientar.

Na atual situação, Fernando Santos vai falhar os jogos Dinamarca-Portugal (14 out), Portugal-Arménia (14 nov), Portugal-Sérvia (29 mar 2015), Arménia-Portugal (13 jun), Albânia-Portugal (07 set), Portugal-Dinamarca (08 out) e Sérvia-Portugal (11 out).

RBA // PA

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".