Mais resultados de análises à água de Carcavelos previstos para hoje - APA

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jul (Lusa) -- A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) conta ter hoje ao final do dia mais resultados das análises feitas à água da praia de Carcavelos, Cascais, onde os banhos estão desaconselhados desde quarta-feira, disse à Lusa fonte da instituição.

A praia de Carcavelos foi interditada a banhos na quarta-feira à tarde, depois de vários banhistas terem apresentado "queixas de prurido" após saírem do mar.

No mesmo dia, a Polícia Marítima levantou a interdição a banhos na praia naquela praia do concelho de Cascais. No entanto, desde então desaconselhou a entrada no mar a pessoas "mais sensíveis".

Análises realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a amostras da água confirmaram na quinta-feira a "elevada abundância de microalgas".

"Nas amostras recolhidas foram identificadas espécies de fitoplâncton (microalgas) que, pela sua morfologia e em elevada abundância, se supõe que possam provocar um efeito irritante ao contacto. A presença destas espécies em concentrações elevadas está normalmente associada a elevadas temperaturas", esclareceu a APA num comunicado divulgado na quinta-feira.

Na mesma nota, o APA referiu estar ainda a ser realizada a análise quantitativa das amostras, para determinar se ocorreu um crescimento de fitoplâncton excecional que requeira a adoção de medidas de precaução adicionais.

Contactada hoje pela Lusa, a APA conta ter o resultado destas análises hoje ao final do dia.

JRS (MYDM) // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.