Pequenas inundações em Lisboa ainda devido à chuva de segunda-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 set (Lusa) -- Os Bombeiros Sapadores de Lisboa já registaram hoje entre as 08:00 e as 11:00 cerca de 20 ocorrências, entre as quais pequenas inundações em habitações decorrentes da chuva intensa de segunda-feira.

De acordo com fonte dos Sapadores, entre as 08:00 e as 11:00 "foram criadas cerca de 20 ocorrências", a maioria das decorrentes de situações criadas pela chuva intensa de segunda-feira, sobretudo "pequenas inundações em habitações".

Além destas pequenas inundações, verificou-se a queda de um pinheiro de pequeno porte nos Olivais, "sem causar danos", acrescentou.

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja, enquanto outros onze estão a amarelo devido à previsão de chuva forte e possibilidade de trovoadas, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível na página da Internet do IPMA, os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Santarém estão sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso laranja para estes sete distritos vai estar em vigor até às 23:59 de hoje.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Bragança, Vila Real, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, também devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O aviso laranja pressupõe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Enquanto o amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, vento em geral fraco predominando do quadrante sul, neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima na região norte e subida da máxima nas regiões norte e centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Coimbra, Vila Real, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 22 graus Celsius, no Porto, Braga, Viana do Castelo e Faro 24, em Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Bragança 20, Guarda 15, Santa Cruz das Flores 21, Évora e Leiria 23, Funchal e Beja 25.

RCS (DD) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.