Loulé, Águeda e Pombal são os municípios mais amigos do ambiente

| País
Porto Canal / Agências

Cantanhede, 19 set (Lusa) - Os concelhos de Loulé, Águeda e Pombal foram os municípios mais amigos do ambiente em 2013, de acordo com os resultados, hoje divulgados, do galardão "Município ECOXXI 2014".

O galardão atribuiu 32 bandeiras verdes - equivalente à "bandeira azul" das praias, mas para os municípios mais amigos do ambiente - a igual número de concelhos que em 2013 se distinguiram pelas boas práticas ambientais e do desenvolvimento sustentável.

De acordo com os dados hoje divulgados, em Cantanhede, pela Associação Bandeira Azul da Europa, promotora da iniciativa, Loulé, Águeda e Pombal alcançaram um resultado igual ou superior a 80 por cento no total dos 21 indicadores e 65 sub-indicadores considerados na avaliação de uma comissão nacional onde estão representadas mais de 30 instituições.

Estes avaliam, por exemplo, a promoção da educação ambiental, a participação pública e a agenda 21 local, informação disponível aos munícipes, certificação em sistemas de gestão de qualidade, o emprego, o ordenamento do território, qualidade do ar e da água, para consumo humano, tratamento dos resíduos urbanos e mobilidade sustentável, entre outros.

O resultado da avaliação de cada um destes índices resulta em um índice global percentual de políticas de sustentabilidade, sendo atribuída uma bandeira a todos os municípios que obtiverem um índice global superior a 50%.

"O EcoXXI revelou-se como um ótimo instrumento de medida da sustentabilidade e de modelos de tomadas de decisão para os municípios. Quem investiu nestas áreas teve bom retorno, económico, social e ambiental", disse hoje José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, na sessão de atribuição do galardão.

Para além de Loulé, Águeda e Pombal, o galardão distinguiu ainda Torres Vedras, Vila Nova de Gaia, Cascais, Leiria, Santo Tirso, Maia e Estarreja (índices acima de 70 por cento), Mealhada, Lagos, Avis, Cantanhede, Albufeira, Oeiras, Lousã, Tavira, Caminha e Amadora com percentagens maior ou iguais que 60 por cento, e Sesimbra, Fundão, Vila Franca de Xira, Viana do Castelo, Macedo de Cavaleiros, Lajes do Pico, Aljezur, Bragança, Manteigas, Arouca, Póvoa do Varzim e São Roque do Pico com um resultado igual ou superior a 50 por cento.

Abaixo daquele valor, o único município dos 33 candidatos que não lhe viu ser atribuída a bandeira verde foi Vila Real de Santo António.

JLS (RCS) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Hora muda este domingo. Adiante o relógio uma hora durante a madrugada

Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão adiantar os relógios uma hora na madrugada deste domingo, dando início ao horário de verão.

Ministro dos Assuntos Parlamentares desdramatiza buscas na sede da Federação Portuguesa de Futebol

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, desdramatizou as buscas efetuadas pela Polícia Judiciária (PJ) na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), assinalando que não estão relacionadas “sequer com a atividade regular” do organismo.

Presidente da República promulga decreto que alarga consultas de planeamento familiar à saúde sexual e reprodutiva

O Presidente da República promulgou esta sexta-feira um decreto do parlamento que alarga o âmbito das consultas de planeamento familiar para passarem a abranger a saúde sexual e reprodutiva, desde a puberdade à menopausa e andropausa.