Prisão efectiva para condenados por furto em Águeda de cofre com 15 mil euros

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Tribunal de Aveiro condenou hoje a três anos e meio de prisão efetiva dois homens, de 31 e 38 anos, suspeitos de terem furtado um cofre contendo 15 mil euros, de uma fábrica de candeeiros em Águeda.

O tribunal deu como provado o crime de furto qualificado de que os arguidos, que são primos, estavam acusados.

Durante o julgamento, só um dos arguidos aceitou prestar declarações, admitindo que participou nos factos, porque lhe haviam dito que iriam apenas "recolher sucata".

No entanto, o coletivo de juízes entendeu que as suas declarações "não se revelaram consistentes" e não foram aceites, dando como provado que o arguido "sabia ao que ia".

No final da leitura do acórdão, a juíza presidente explicou que o tribunal decidiu não suspender a pena aplicada aos arguidos, devido ao "extenso" passado criminal de ambos.

As defesas dos arguidos vão recorrer do acórdão.

O crime ocorreu na madrugada de 11 de dezembro de 2013.

Segundo a acusação do Ministério Público, os dois arguidos, acompanhados de um outro indivíduo não identificado, entraram nas instalações da empresa situada na zona industrial da Giesteira, e retiraram um cofre que tinha no seu interior 15 mil euros e diversos objetos metálicos.

O assalto foi travado pela presença de militares da GNR que foram alertados por um popular.

Quando os suspeitos se aperceberam da chegada dos guardas, ainda tentaram fugiram para um pinhal situado nas imediações da zona industrial, mas acabaram por ser intercetados e detidos.

O veículo utilizado pelos assaltantes é propriedade da Direção de Andebol de Canelas, e tinha sido dado como furtado há menos de um mês.

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.