Câmara de Viseu ambiciona promover a cidade como destino vinhateiro

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 16 set (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que a Festa das Vindimas, de quinta-feira a domingo, naquela cidade, ambiciona fazer a assunção de Viseu enquanto destino vinhateiro.

"Queremos que a 'Festa das Vindimas' se assuma como cartaz turístico de Viseu enquanto cidade vinhateira. Pretendemos que seja a assunção de Viseu como destino vinhateiro", disse.

A "Festa das Vindimas", integrada no programa do Município "Viseu & Vinho Dão Festa", apresenta-se com um conjunto de eventos dedicados à enogastronomia, experiências de vindima, a 1.ª Meia-Maratona do Dão e ainda um concerto no centro histórico.

Em declarações à agência Lusa, Almeida Henriques explicou que Viseu tem, à semelhança da cidade vinhateira francesa de Bordéus, todo um património material e imaterial, história e monumentalidade, que pode fazer com que se torne um destino vinhateiro.

"O Dão precisa de ser afirmado também através desta lógica de cidade com património, desta lógica de cidade vinhateira", justificou.

A pensar nesta ambição, a "Festa das Vindimas" foi preparada para agradar "a turistas, mas também a residentes, jovens e menos jovens, aos que preferem vindimar pela manhã, participar na Meia-Maratona do Dão ou os que querem participar no 'Dão Party Irreverente'".

"Tem também uma lógica educativa, que passa por levar cada vez mais a que a região tenha este sentimento de pertença em relação ao Vinho do Dão. Queremos que os mais pequeninos passem a ter consciência da riqueza que é o Vinho do Dão", acrescentou.

Na tarde de sábado, o Mercado 2 de Maio acolhe a "Vindima Petiz", com um programa que irá permitir aos mais novos ver transformar as uvas no sumo que dá origem ao néctar do Dão.

"Cerca de 100 crianças terão a oportunidade de pisar as uvas e, ao mesmo tempo, vamos ter um laboratório para lhes explicar como o vinho se faz", apontou.

Realçou ainda que a "Festa das Vindimas" pretende trazer o mundo rural à cidade, tendo sido envolvidas seis quintas do concelho: Quinta de Reis, Quinta de Lemos, Quinta Vinha Paz, Quinta da Falorca, Quinta da Turquide e Quinta Pedra Cancela.

"Temos 150 vagas para a experiência das vindimas, desde a colheita até à pisa da uva", informou.

Também os restaurantes da cidade foram chamados a participar na Semana Enogastronómica, apresentando ementas essencialmente das Beiras.

"Vamos ter também o Entre Aduelas associado ao Mercado das Vindimas. Assim, quem faz a prova dos vinhos, tem também os queijos, enchidos e pão", referiu.

Do programa constam também um concerto com Luísa Sobral e a primeira Meia-Maratona do Dão, onde se esperam "perto de 2.500 pessoas".

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.