Exportações de têxtil e vestuário aumentam 10% até Julho

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 10 set (Lusa) -- As exportações da indústria têxtil e vestuário (ITV) portuguesa aumentaram 10% de janeiro a julho, em termos homólogos, superando os 2.810 milhões de euros e representando já 10% do total das vendas nacionais, divulgou hoje a associação setorial.

Em comunicado, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) reporta um crescimento de 11,4% das exportações de vestuário, de 9,2% das de produtos têxteis (exceto têxteis-lar) e de 5,6% das de têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados.

"Destaque para o crescimento das exportações de pastas, feltros e artigos de cordoaria, considerados artigos têxteis técnicos, com um aumento de 27 milhões de euros exportados, valor equivalente a uma taxa de crescimento de 19%, tendo sido o grupo de produtos de matérias-têxteis que mais dinamismo evidenciou", salienta a associação.

No que respeita aos principais países clientes da ITV portuguesa - Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos da América (EUA) -, todos reforçaram a sua importância face a 2013, com crescimentos entre os 11% e os 14,7%: Espanha liderou a subida, com 14,7%, enquanto França aumentou 12,9%, o Reino Unido 11% e os EUA 13,7%.

Nos primeiros sete meses do ano, a ATP destaca ainda as "taxas de crescimento assinaláveis" registadas em países como Angola, Suécia, Noruega, Polónia, Áustria e Roménia, que motivaram uma subida da respetiva posição no 'ranking' dos principais clientes.

Segundo a associação, as vendas para Angola aumentaram 20,9%, enquanto para a Suécia subiram 14,2%, para a Noruega 56,6%, para a Polónia 34%, para a Áustria 11,7% e para a Roménia 24,3%.

No final de julho, a balança comercial da ITV portuguesa apresentava um saldo positivo de 728,21 milhões de euros, 9,3% acima do período homólogo de 2013.

Até final de 2014, a ATP prevê que o setor têxtil e vestuário nacional ultrapasse os 4.500 milhões de euros de exportações e os 1.200 milhões de euros de saldo positivo da balança comercial.

PD // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.