PSD chama Vítor Gaspar à comissão de inquérito das swap

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) - O PSD fez hoje um requerimento oral para chamar o agora ex-ministro das Finanças do atual Governo, Vítor Gaspar, à comissão de inquérito que está a analisar a celebração de contratos 'swap' pelas empresas públicas.

O deputado do PSD Adão e Silva anunciou durante a audição do ex-ministro das Finanças do Governo socialista Fernando Teixeira dos Santos que pretendem chamar o antigo governante, que apresentou pedido de demissão formal a 01 de julho, "com a maior prontidão possível".

As dúvidas surgem após Fernando Teixeira dos Santos ter rebatido as afirmações do Ministério das Finanças, em particular da agora ministra Maria Luís Albuquerque, de que nada teria sido referido na transição sobre este problema, distribuindo documentos aos deputados que contrariam as declarações da governante.

O ex-ministro Teixeira dos Santos garantiu hoje que na pasta de transição para Gaspar constava "uma ficha" com os despachos do ex-secretário Costa Pina pedindo relatórios sobre as responsabilidades financeiras das empresas públicas, nomeadamente os 'swap'.

"A ficha está aqui", disse Teixeira dos Santos, distribuindo o documento pelos deputados que integram a comissão parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro ('swap') por Empresas do Setor Público.

NM (JMG/JNM) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.