Excedente comercial da China sobe 77,8% em Agosto para valor recorde de 38.500ME

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 08 set (Lusa) -- O excedente comercial da China aumentou 77,8% em agosto, atingindo o valor recorde de 49,8 mil milhões de dólares (38,5 mil milhões de euros), indicam dados oficiais hoje divulgados.

As exportações da segunda economia mundial aumentaram 9,4% em termos anuais para 208,5 mil milhões de dólares (161,1 mil milhões de euros), enquanto as importações caíram 2,4% para 158,6 mil milhões de dólares (122,6 mil milhões de euros), segundo dados da Administração-Geral das Alfândegas da China.

O valor do excedente comercial apurado em agosto, impulsionado pelo abrandamento do crescimento das exportações e pela queda das importações pelo segundo mês consecutivo, além de 'bater' o anterior recorde -- estabelecido em julho -- também supera a previsão média de 42 mil milhões de dólares (32,4 mil milhões de euros).

A China tornou-se a maior potência comercial do mundo em 2013, ultrapassando os Estados Unidos, com um volume de exportações de 2,21 biliões de dólares (1,58 biliões de euros), mais 259,76 mil milhões de dólares (186,65 mil milhões de euros) do que as importações.

Em 2013, a China registou um excedente comercial de 259,75 mil milhões de dólares (cerca de 192 mil milhões de euros) e o seu Produto Interno Bruto (PIB) um crescimento de 7,7%.

DM (AC) // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.