Ensino Superior: Reitores enaltecem ocupação de 87% das vagas nas universidades

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 set (Lusa) -- O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) considera "especialmente relevante "o preenchimento de 87% das vagas do ensino universitário na primeira fase do concurso, encarando-o como um sinal de "grande confiança por parte dos jovens portugueses".

"Isto é um resultado muito bom, muito importante, que significa que, numa fase em que estão preocupadas com o seu futuro, continuam a acreditar que as universidades são a grande solução da qualificação superior", afirmou, em declarações à agência Lusa, o presidente do CRUP, António Rendas.

Aliás, no comunicado divulgado pelo Conselho de Reitores, vinca-se que o preenchimento de 87% das vagas "é especialmente relevante num contexto de retração de procura de formação superior".

Já os cursos nos politécnicos registaram 58% de taxa de ocupação das vagas nesta primeira fase de concurso.

Numa análise aos resultados do concurso nacional de acesso ao ensino superior, hoje divulgados, o CRUP diz ainda que as universidades públicas mostram ter uma oferta de cursos adequada à procura dos alunos, uma vez que houve 1,07 candidatos por vaga, quando analisadas as primeiras opções dos estudantes.

"Demonstra a adequação da oferta disponibilizada à procura verificada", sintetiza o CRUP.

António Rendas sublinhou ainda que dos 73 cursos sem qualquer aluno colocado nesta primeira fase, apenas 10 são lecionados em universidades públicas, o que representa 14% do total.

Também a percentagem de cursos com a totalidade de vagas ocupadas já na primeira fase voltou a aumentar, situando-se nos 60%, depois de ter descido em 2013, altura em que se situou nos 56%.

ARP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.