"Os Maias" continuam a mostrar "imagem actual de um Portugal sem sentido" - João Botelho

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 set (Lusa) - O realizador João Botelho afirmou hoje, em Lisboa, que adaptou o livro "Os Maias", de Eça de Queiroz, ao cinema, por ter encontrado nele o mesmo Portugal "sem sentido e sem remédio", passados quase 150 anos da edição.

O cineasta escolheu o Grémio Literário, na Baixa Pombalina, local onde decorrem algumas cenas do filme, para uma conversa com os jornalistas, acompanhado pelo produtor, Alexandre Oliveira, e por muitos dos atores do elenco.

"Os Maias - Cenas da vida romântica" - com estreia nacional marcada para 11 de setembro, em vinte salas de cinema do país - é o primeiro filme de época de João Botelho, para quem o romance queirosiano que narra a vida de três gerações de uma família da burguesia, assenta "como uma luva" no mesmo país contemporâneo.

"Quantos Dâmasos Salcedes, Silveirinhas, condes-ministros Gouvarinhos, os banqueiros Cohen [personagens de "Os Maias"] andam por aí à solta!", exclamou Botelho, comparando o Portugal de hoje com a elite em decadência do século XIX, que Eça descreve com grande pormenor na obra.

O cineasta referiu também a bancarrota anunciada no romance, "e cumprida alguns anos depois, que obrigou a um empréstimo de um banco inglês ao país, demorando 99 anos a pagar, com a última prestação paga em 2001!".

João Botelho enalteceu toda a obra do escritor Eça de Queiroz, mas disse que escolheu "Os Maias" por todas as semelhanças encontradas no romance entre as realidades de um país, com um intervalo de quase século e meio.

Criticou ainda o pouco dinheiro hoje disponível para a cultura, em Portugal, mas sublinhou que, "sem o apoio do Estado, existiria muito menos cinema, teatro ou ópera", o género artístico preferido do realizador, onde disse estar a chave deste filme, "organizado como um libreto" (Botelho encenou para o Teatro de São Carlos, em 2011, a ópera "Banksters", de Nuno Côrte-Real, com libreto de Vasco Graça Moura, sobre banqueiros que se comportam como "gangsters").

Sobre o financiamento do filme, o produtor Alexandre Oliveira, da Ar de Filmes, indicou que chegou aos 1,5 milhões, com apoios financeiros do Instituto do Cinema e do Audiovisual, através de concurso, da Câmara Municipal de Lisboa, do Montepio e do Brasil, país coprodutor.

"É um orçamento elevado para Portugal, mas muito baixo para o que se faz na Europa neste tipo de filmes", comentou, indicando que haverá uma série de quatro episódios de "Os Maias", que será exibida na RTP, "um bom exemplo de serviço público".

Quanto ao argumento, da autoria de João Botelho, indicou que fez "um corta e cola muito difícil" do "texto prodigioso", não lhe tendo acrescentado nada.

Elogiou os atores, apontando que foram "intérpretes perfeitos das personagens complexas que Eça inventou", e nas quais o filme, "essencialmente masculino", se sustenta, retratando uma burguesia indolente e decadente, que tem aversão ao povo e que, como mostra o filme, vai tomar "banhos de civilização" a Paris.

Dois dos protagonistas são os atores Graciano Dias, que interpreta o papel de Carlos da Maia, e a atriz brasileira Maria Flor, que interpreta Maria Eduarda, com quem comete incesto, uma das tragédias que marcam a família d´"Os Maias".

Do elenco fazem ainda parte João Perry, Pedro Inês, Maria João Pinho, Adriano Luz, Ana Moreira, Catarina Wallenstein, Rita Blanco, Hugo Mestre Amaro, Pedro Lacerda e o barítono Jorge Vaz de Carvalho, que dá voz a Eça de Queirós, o narrador.

O filme decorre num ambiente muito operático, porque os exteriores são todos filmados em estúdio, com recurso a telas gigantes, pintadas pelo artista plástico João Queiroz, para recriar algumas ruas em Lisboa, em particular o Chiado.

As cenas de interiores foram gravadas em palacetes e edifícios em Ponte de Lima, Cabeceiras de Basto e em Lisboa, no palácio onde viveu Veva de Lima, filha de Carlos Mayer, um dos "Vencidos da Vida", o grupo de intelectuais do qual também fez parte Eça de Queirós.

Alexandre Oliveira indicou que "Os Maias" já têm distribuição garantida no Brasil e será também exibida a série televisiva no país, estando prevista ainda a sua apresentação em três festivais de cinema, dois deles na Europa, que não pôde ainda revelar.

Há ainda uma versão mais longa do filme, de três horas, que será exibida no Cinema Ideal, em Lisboa, a 11 de setembro.

AG (SS) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.