Instituições de Viana do Castelo recebem artigos de higiene doados pela população

Instituições de Viana do Castelo recebem artigos de higiene doados pela população
| Norte
Porto Canal

Várias instituições de Viana do Castelo recebem hoje mais de 9.000 artigos de higiene e limpeza doados pela população durante uma campanha que decorreu no fim de semana em 11 grandes superfícies do concelho.

A iniciativa, que se realizou este ano pela segunda vez, foi organizada pela Rede Social de Viana do Castelo, que integra 73 entidades públicas e privadas e é liderada pela autarquia, tendo mobilizado cerca de 200 voluntários na recolha e armazenamento dos artigos de higiene doados.

Os 9.000 artigos angariados pela campanha vão ser disponibilizados hoje a 35 instituições de todo o concelho, como juntas de freguesia, centros paroquiais e comissões vicentinas, "que os farão chegar a famílias carenciadas, conforme as necessidades sentidas e detetadas no terreno", explicou fonte da autarquia.

Tal como em 2012, esta campanha de recolha, concretizada no terreno a 06 e 07 de julho, pretendia suprir necessidades diagnosticadas no âmbito das comissões sociais que funcionam no concelho, concentrando-se na recolha, junto dos consumidores, de fraldas para adultos e crianças, champôs, sabonetes, gel de banho, lâminas de barbear, pastas de dentes, entre outros produtos de higiene, a distribuir depois pelas famílias sinalizadas.

Este tipo de campanha, segundo a fonte da autarquia, visa corresponder a uma "necessidade identificada" por parte das famílias carenciadas, já que, por norma, não é garantida a angariação deste tipo de produtos nas restantes campanhas de recolha, que se dedicam sobretudo a alimentos.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.