Barack Obama aterrou na Estónia na véspera da cimeira da NATO

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tallinn, 03 set (Lusa) -- O Presidente norte-americano, Barack Obama, chegou hoje a Tallinn a bordo do Air Force One para reunir com líderes dos países bálticos e reafirmar o compromisso de Washington para com a segurança das antigas Repúblicas da ex-União Soviética membros da NATO.

As conversações na capital da Estónia realizam-se antes da cimeira da NATO, no País de Gales, que terá como principal tema a crise na Ucrânia.

O avião de Obama aterrou às 06:30 (04:30 em Lisboa) na capital da pequena nação do Báltico que aderiu à NATO em 2004.

A agenda do chefe de Estado norte-americano começa hoje com reuniões com diplomatas da embaixada dos Estados Unidos, antes do encontro marcado com o Presidente estónio, Toomas Henrick Ilves.

Além da reunião no palácio presidencial, Obama vai reunir-se com o chefe de governo da Estónia, Taavi Roivas, com quem vai abordar também questões bilaterais, além dos assuntos sobre cooperação estratégica e regional e a relação transatlântica.

Durante o dia de hoje, o Presidente dos Estados Unidos vai também reunir-se com a chefe de Estado da Lituânia, Dalia Grybauskaite e com Andris Berzins, Presidente da Letónia, que vão deslocar-se à capital da Estónia para o efeito.

Os três países bálticos, assim como a Polónia, pediram um aumento da presença militar da Aliança Atlântica nos respetivos territórios por causa do conflito ucraniano, acusando a Rússia de estar a fornecer armamento e de apoiar os separatistas do leste do país.

FV (PSP) // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.