Tondela propõe certame industrial de cinco dias com 170 expositores

| País
Porto Canal / Agências

Tondela, 01 set (Lusa) - Gastronomia, artesanato, empresas, instituições e associações de Tondela vão estar distribuídas pelos 169 stands da FICTON, uma feira industrial e comercial que visa promover as potencialidades do concelho ao longo de cinco dias, revelou hoje a autarquia.

"A FICTON representa a vitalidade, capacidade empreendedora e força liderante da região. Um investimento desta natureza também projetará o concelho de Tondela no contexto regional e nacional, promovendo esta região nas suas múltiplas facetas e ofertas turísticas, gastronómicas, patrimoniais e ambientais, reforçando a liderança regional", alegou o presidente da Câmara, José António Jesus.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da XXII Feira Industrial e Comercial de Tondela, que decorre de 12 a 16 de setembro, o presidente da Câmara sublinhou que foi tida em conta "uma enorme preocupação" para garantir que o certame corresponda "a uma verdadeira mostra das potencialidades do concelho", promovendo os produtos locais e matrizes mais próprias.

No Pavilhão Desportivo Municipal estarão montados 81 stands, com 56 expositores: oito instituições, 24 empresas de serviços e 24 empresas industriais.

"Este ano, houve uma procura que excedeu os lugares disponíveis. Há algumas semanas que está completamente esgotada a possibilidade de se acolherem outras empresas", acrescentou.

De acordo com o presidente da Câmara de Tondela, no espaço envolvente ao Pavilhão serão colocados mais 88 stands, destinados ao artesanato, doçaria e freguesias do concelho.

"Teremos também nove tasquinhas, este ano com cerca de 600 lugares, e nove bares a funcionar em complemento. Contamos também com o espaço ornitológico, uma exposição com cerca de 1.500 aves das mais variadas espécies", informou.

O certame conta ainda com animação musical, para diferentes públicos e gerações, destacando-se alguns nomes da região e Ana Moura, Herman José & Quarteto, Ala dos Namorados e Roberto Leal, no panorama nacional.

"Hoje, o custo da oferta cultural representa menos de um terço do orçamento da FICTON. Uma das rubricas que assume um custo considerável tem a ver com os custos de estrutura, pavilhões exteriores e stands", apontou o autarca, que está convencido de que o somatório de despesas será superior a 150 mil euros, não ultrapassando, no entanto, os 170 mil euros.

A FICTON, que abre portas a 12 de setembro com a Festa do Frango, terá também "um momento de reconhecimento pelos que tombaram há um ano no grande incêndio que fustigou a Serra do Caramulo".

"Também promoveremos o reconhecimento de quem liderou o concelho ao longo de 13 anos nas funções de presidente de câmara. O valor e altruísmo por um lado e a liderança encorajadora por outro marcarão a sessão solene do feriado municipal [16 de setembro]", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.