Câmara de Aveiro recorre ao Fundo de Apoio Municipal e a linha de emergência

Câmara de Aveiro recorre ao Fundo de Apoio Municipal e a linha de emergência
| Política
Porto Canal

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS/PPM), disse hoje à Lusa que o município está a preparar uma candidatura ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) e à linha de emergência do Governo para socorrer as autarquias mais endividadas.

O autarca confirmou assim a decisão que já tinha sido anunciada em novembro do ano passado, cerca de um mês após tomar posse para o primeiro mandato como presidente da Câmara de Aveiro.

O novo executivo liderado por Ribau Esteves afirmou, então, ter encontrado a Câmara de Aveiro e as empresas municipais numa situação "extremamente grave", ao ponto de "não ter qualquer condição para honrar os seus compromissos financeiros mais básicos".

Em maio passado, Ribau Esteves disse estar a aguardar "de forma interventiva" pelo FAM para resolver o "gravíssimo" problema financeiro da autarquia, que tem 150 milhões de euros de dívidas e apenas 44 milhões de euros de receitas.

A lei 53/2014, publicada na segunda-feira em Diário da República, estabelece as condições para a recuperação financeira dos municípios, prevendo-se casos de "recurso obrigatório" e situações de "recurso facultativo" ao FAM.

O capital social do FAM é de 650 milhões de euros, a subscrever em 50% pelo Estado e na restante metade por todos os municípios e que terá de ser realizado no prazo máximo de sete anos, com início em 2015, assegurando o Estado desde já o apoio aos municípios em situação mais crítica.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.