Obama diz que "Estado Islâmico não tem lugar no século XXI"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Edgartown, 20 ago (Lusa) -- O presidente Barack Obama considerou hoje que um grupo como os ´jihadistas` ultrarradicais do Estado Islâmico (EI) , que reivindicou a decapitação de um jornalista americano, "não tem lugar no século XXI".

"O Estado Islâmico não fala em nome de qualquer religião. Nenhuma religião manda massacrar inocentes. A ideologia deles é oca", disse Obama, apelando a uma mobilização para evitar que esse "cancro" se expanda.

O presidente norte-americano precisou ter falado com a família de James Foley após um homicídio que "choca a consciência do mundo inteiro".

O Estado Islâmico (EI) afirmou na terça-feira ter decapitado o jornalista norte-americano James Foley como represália pelos ataques aéreos no Iraque, noticia a Agência France Press (AFP).

Num vídeo difundido nesse dia na internet pelo grupo ´jihadista`, o EI mostra um homem mascarado, vestido de preto, que parece cortar a garganta ao jornalista. James Foley, jornalista free-lancer, foi sequestrado por homens armados, na Síria, em novembro de 2012.

Ainda na terça-feira, a Casa Branca mostrou-se "horrorizada" com a possível decapitação do jornalista norte-americano James Foley pelo Estado Islâmico (EI), sublinhando que os serviços de inteligência estão a tentar verificar a autenticidade do vídeo difundido pelos ´jihadistas`.

"Vimos um vídeo que pretende mostrar a morte do cidadão americano James Foley pelo EI. Se for autêntico, estamos horrorizados com a morte brutal de um jornalista americano inocente", indicou Caitlin Hayden, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, em comunicado.

Hoje, a Casa Branca e a polícia federal dos Estados Unidos validaram o vídeo que mostra o jornalista James Foley a ser decapitado por elementos do grupo extremista Estado Islâmico.

"Os serviços secretos dos Estados Unidos analisaram o vídeo, que mostra James Foley e Steven Sotloff [também jornalista], recentemente difundido. Chegámos à conclusão de que o vídeo é autêntico", disse Caitlin Hayden, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca.

CP (SBR) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.