Fonte dos Granjinhos em Braga considerada monumento de interesse municipal

Fonte dos Granjinhos em Braga considerada monumento de interesse municipal
| Norte
Porto Canal / Agências

A fonte dos Granjinhos, na cidade de Braga, mandada erigir pelo arcebispo D. Diogo de Sousa em 1509, está classificada como monumento de interesse municipal, segundo edital esta sexta-feira publicado em Diário da República.

Assinado pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, o edital refere que a classificação foi aprovada pelo executivo em 02 de abril.

Dado que a fonte se encontra inserida na Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Braga, não foi necessário criar uma zona especial de proteção.

A fonte esteve colocada durante mais de 450 anos na antiga rua dos Granjinhos, que ligava o atual largo Carlos Amarante à demolida igreja de São Lázaro.

Nos anos 60 do século XX, foi transferida para a parede do pátio da capela de São Sebastião, junto ao largo Paulo Orósio, porque as obras de ampliação do hospital colidiram com o traçado da rua dos Granjinhos.

Em março de 2016, a fonte foi desmontada e deslocada para junto do Palácio do Raio, muito perto do seu local original.

Trata-se de uma fonte renascentista de espaldar retangular.

Ostenta o brasão do arcebispo D. Diogo de Sousa.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.