Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto
| Porto
Porto Canal / Agências

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Para tal, estão convocados “todos os que queiram aprender a comunicar e a interagir em português europeu em situações básicas do quotidiano”, como por exemplo apresentar-se e apresentar alguém, obter e dar informações, comprar um bilhete, ir ao café ou ao restaurante, fazer compras, fazer uma reserva ou ocupar os tempos livres.

Fonte da Universidade do Porto explicou à Lusa que este curso é oferecido pela Faculdade de Letras (FLUP) e pela Unidade de Inovação Educativa (IE) da Universidade do Porto a todos os que queiram conhecer a nossa língua, nomeadamente a estudantes que se preparam para vir em Erasmus, desde que se inscrevam, também de forma gratuita, na página do curso na plataforma de educação edX.

“Não é necessário possuir conhecimentos prévios de português”, uma vez que se trata de um curso de iniciação à Língua.

Com um tempo estimado de dedicação e estudo de 32 horas, o itinerário de aprendizagem do curso baseia-se numa série de ficção constituída por oito episódios/módulos semanais, protagonizados por atores profissionais, em espaços típicos da cidade do Porto.

De acordo com a fonte, além de aprenderem português, os participantes têm também a oportunidade de conhecer o modo de vida dos portuenses, contando para isso com o apoio uma equipa de professores “com larga experiência” no ensino de Português Língua Estrangeira.

Neste curso, “propomos uma viagem ao Porto, uma das mais bonitas e características cidades de Portugal, para que possa conhecer a língua portuguesa e uma parte dessa riqueza cultural, com uma equipa de professores muito empenhados e com grande experiência no ensino do português”, liderados pelas professoras universitárias Fátima Silva e Ana Isabel Fernandes.

O objetivo é que no final desta ação de formação os alunos sejam capazes de apresentar-se e apresentar os outros, fazer perguntas e dar respostas sobre informações pessoais (nacionalidade, lugar onde vive, línguas faladas, profissão), estabelecer contactos sociais usando adequadamente formas de saudação, apresentação e despedida e de comunicar de forma simples para satisfazer necessidades comunicativas básicas no quotidiano, nomeadamente ir ao café e ao restaurante, comprar bilhetes, fazer compras, pedir informações ou deslocar-se na cidade.

Para tal, serão ensinados a pronunciar, de forma isolada, a maior parte dos sons da língua portuguesa, e, em contexto, dizer palavras, frases e pequenos textos, usar um repertório básico de vocabulário relacionado com a vida quotidiana e utilizar estruturas linguísticas elementares.

+ notícias: Porto

Viveiro Municipal do Porto. As plantas da cidade nascem aqui

Tudo começa num pequeno canto de uma quinta, no lugar de Azevedo, em Campanhã, onde são selecionadas e guardadas inúmeras sementes de flores, que vão embelezar a cidade. A sementeira do Porto fica numa quinta com 70 mil metros quadrados, que alberga várias espécies de plantas e árvores para serem plantadas na cidade.

Montenegro condena “ataques racistas” em noite violenta no Porto

O primeiro-ministro Luís Montenegro condenou “veementemente” os ataques a migrantes que aconteceram na noite de quinta e madrugada de sexta-feira no Porto.

Agendada concentração no Campo 24 de Agosto em solidariedade com imigrantes

Está a ser marcada para este sábado às 22h00 uma concentração no Campo 24 de Agosto em “contra a violência racista” e em “solidariedade com todos os imigrantes”.