Funicular dos Guindais no Porto reabre ao público na quinta-feira

Funicular dos Guindais no Porto reabre ao público na quinta-feira
DR
| Porto
Porto Canal / Agências

O Funicular dos Guindais, no Porto, reabre na quinta-feira ao público, de acordo com uma nota esta quarta-feira divulgada pela STCP Serviços, gestora da infraestrutura. Tal como tinha avançado o Porto Canal, no final de março ainda não havia data para a reabertura da estrtura, que estava encerrada para obras de manutenção que incluíram a renovação das cabines.

"Depois de cinco meses encerrado para manutenção, o Funicular dos Guindais reabre já na próxima quinta-feira, 18 de abril", pode ler-se no comunicado enviado às redações.

Segundo a empresa, o funicular volta ao ativo "com um sistema totalmente novo e moderno e com sinalética e cabines renovadas".

"O encerramento do Funicular foi essencial para melhorarmos a experiência do utilizador e evitarmos possíveis avarias. O sistema de comando, que permite a deslocação das cabines, tinha sido instalado há vários anos, pelo que exigia uma tecnologia mais recente", disse a gerente da STCP Serviços Teresa Stanislau, citada no comunicado,

De acordo com a responsável, "substituiu-se a mesa de controlo, o autómato e os sistemas de comunicação e hidráulico dos veículos", aproveitando-se ainda para "renovar a sinalética informativa e as cabines".

O funicular, que une a Praça da Batalha à Ribeira, abrirá pelas 08:00 com o horário de verão.

A viagem é gratuita para munícipes com Cartão Porto., titulares de cartão Porto Premium 3 em 1, estando também incluída nas Assinaturas mensais Andante com zona PRT1.

Já para outros utilizadores, o valor de uma viagem é de quatro euros para adultos e dois euros para crianças dos 4 aos 12 anos.

O Funicular dos Guindais é uma das infraestruturas a cargo da STCP Serviços, no seguimento do Contrato Programa realizado com a Câmara Municipal do Porto.

Está encerrado desde novembro de 2023 para obras de manutenção e tinha data prevista de reabertura marcada para o primeiro trimestre de 2024.

Em 2023, viajaram no funicular mais de 460 mil pessoas, sendo que cerca de 100 mil foram munícipes com cartão Porto. e clientes Andante, segundo a STCP.

Na sua configuração mais recente, o Funicular dos Guindais está aberto ao público desde 2004, mas as suas origens remetem a um veículo inaugurado em 1891, que deixou de circular dois anos depois, na sequência de um acidente.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto chumba criação de memorial dos 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal do Porto rejeitou, por maioria, uma recomendação do PS para que fosse criado "num espaço emblemático da cidade" um memorial, monumento, escultura ou instalação artística como marco dos 50 anos do 25 de Abril.

Porto insta Governo a habilitar municípios a regularem atividades económicas

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, uma recomendação do movimento independente que insta o Governo a habilitar os municípios a regularem o licenciamento das atividades económicas.

Porto aprova por unanimidade "reunião urgente" entre Câmara do Porto e MAI

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por unanimidade, uma moção do PSD para realizar "uma reunião urgente" entre o executivo e a ministra da Administração Interna e adotar medidas para assegurar mais efetivos e recursos policiais.