Morreu uma das maiores figuras dos cantares ao desafio do Minho

Morreu uma das maiores figuras dos cantares ao desafio do Minho
| Norte
Porto Canal/ Agências

Armando Marinho, considerado como figura maior dos cantares ao desafio e música popular do Minho, morreu esta terça-feira, aos 79 anos, anunciou a Câmara de Ponte da Barca, que manifestou o seu pesar e decretou três dias de luto municipal.

“Figura incontornável da música tradicional portuguesa, Armando Marinho é por todos considerado a figura maior dos cantares ao desafio e música popular do Minho, mestre do improviso, com uma voz e presença inconfundíveis que marcou gerações inteiras”, refere a autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Na nota de pesar enviada às redações, o município destaca Armando Marinho, natural da freguesia de Bravães, em Ponte da Barca, como “artista dedicado, apaixonado pela sua arte e pela sua terra”.

“Armando Marinho deixa um grande legado que perdurará como parte intrínseca da história, da cultura e da identidade de Ponte da Barca, sendo um dos seus maiores embaixadores”, lê-se ainda na nota.

+ notícias: Norte

Novas informações sobre camião que tombou na A1 

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Homem e mulher detidos por suspeitas de sequestro de jovem em Viseu

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.

PS critica "brutal aumento" do número de funcionários na Câmara de Braga

A vereação socialista da Câmara de Braga criticou esta segunda-feira o “brutal aumento” do quadro de pessoal no município em 2024, apontando para uma subida de 380 funcionários em relação ao ano passado.