Conselho de Arbitragem pronuncia-se sobre penálti sobre Francisco Conceição

Conselho de Arbitragem pronuncia-se sobre penálti sobre Francisco Conceição
| Desporto
Porto Canal

O vice-presidente do Conselho de Arbitragem, João Ferreira, afirmou que a intervenção do VAR para anular o penálti assinalado em campo sobre Francisco Conceição “foi excessiva”.

No programa de divulgação dos áudios do VAR, na SportTV+, João Ferreira, na análise ao lance defende que “o VAR é para erros claros e óbvios. Se olharmos para o lance, não nos parece um erro claro e óbvio de assinalar penálti. Diria que alguns elementos suportariam a decisão do árbitro. Daí acharmos que a intervenção do VAR foi excessiva. Não haveria necessidade de acontecer porque há elementos que suportam a decisão tomada em campo".

Depois do encontro, os jogadores do plantel principal do FC Porto recorreram às redes sociais para expressarem a sua revolta com o sucedido no Estoril, na 27.ª jornada da Liga, através de uma mensagem uniforme, que surge acompanhada do vídeo do penálti cometido por Mangala sobre Francisco Conceição, que António Nobre assinalou e depois reverteu após a intervenção do VAR Tiago Martins.

Leia o diálogo entre o árbitro António Nobre e o VAR Tiago Martins:

VAR: António?
Árbitro: Sim?
VAR: Daqui VAR, sugiro que venhas à zona de revisão para avaliares o cancelamento do penálti, está bem? Anda para trás. O defesa vai sempre na mesma direção, no mesmo movimento.
Árbitro: Ok.
VAR: E o atacante vai e choca com ele. O defesa não faz nada para derrubar o atacante.
Árbitro: Então o gajo não o derruba, Tiago?
VAR: É um choque.
Árbitro: Olha aqui nas costas.
VAR: António, a decisão é tua.
Árbitro: Sim, sim. Tens outro ângulo? Vamos ver outro ângulo. Outra vez, esse.
VAR: Se reparares nas pernas, até é o atacante que choca...
Árbitro: Passa devagar. A perna esquerda...
VAR: O atacante, aqui, é que bate na perna do defesa.
Árbitro: Ok, está apoiado. É aqui. Ok, e não há mão?
VAR: Está só apoiado, não nenhum empurrão. Não há nenhum agarrão.
Árbitro: Esta é boa. Não há infração, mas também não há simulação. Vai ser bola ao solo.
VAR: Sim, vou-te mostrar outra vez os curtos para tu veres que é o atacante que choca com a perna.
Árbitro: Certo. É o defesa 22. Não comete qualquer infração.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".