Perto de 250 salvamentos nas praias portuguesas nos últimos três dias

Perto de 250 salvamentos nas praias portuguesas nos últimos três dias
| País
Porto Canal/Agências

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) fez um total de 249 salvamentos nas praias sob sua jurisdição entre sexta-feira e domingo, período em que se registou também o desaparecimento de três pessoas em contexto balnear, foi esta segunda-feira anunciado.

“No último fim de semana, de 12 a 14 de abril, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) assistiu a uma grande afluência às praias portuguesas, registando-se, ao longo destes três dias, 249 salvamentos nas praias sob jurisdição da AMN”, pode ler-se no comunicado divulgado.

É também referido que neste período de subida das temperaturas e sol, ocorreu um quarto desaparecimento, fora de áreas balneares. O caso é relativo ao jovem que caiu à água na zona do Cais do Sodré, em Lisboa.

A AMN recomenda à população uma série de cuidados devido à continuação de bom tempo, lembrando que nesta época do ano ainda há “um mar de inverno” e “um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima”.

Entre as recomendações, a AMN apela que se vigie permanentemente as crianças, não permitindo que se afastem e que se mantenham sempre próximas de um adulto.

Não se deve também virar as costas ao mar, oferecendo sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, para evitar ser surpreendido por uma onda.

A AMN apela ainda que, caso se testemunhe uma situação de perigo dentro de água, se peça ajuda através do 112 e que não se entre na água.

As autoridades marítimas estão hoje envolvidas em diversas buscas por água e/ou terra devido a desaparecimentos durante o fim de semana em águas marítimas e fluviais: na praia da Costa Nova, em Ílhavo, no distrito de Aveiro; na praia da Vieira, na Marinha Grande, distrito de Leiria; no rio Tejo, em Lisboa; e na praia dos Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

Na praia de Salgueiros, prosseguem hoje as buscas, na área que vai da Aguda à foz do rio Douro, pelo rapaz de 16 anos e nacionalidade marroquina que desapareceu na tarde de sexta-feira.

Mantêm-se também as buscas, numa extensão de 25 quilómetros para sul da entrada da Barra do Porto de Aveiro, para encontrar o jovem de 19 anos que desapareceu no domingo no mar da praia da Costa Nova.

O jovem, com nacionalidade brasileira, encontra-se desaparecido após alegadamente ter ido a banhos e ter sido arrastado pela forte corrente.

Foram também retomadas as buscas para encontrar um jovem de 21 anos que está desaparecido desde o final da tarde de sábado na praia da Vieira. O alerta para uma situação de afogamento envolvia dois jovens, mas um deles, de 26 anos, foi resgatado e transportado ao hospital.

Um jovem de nacionalidade cabo-verdiana e nascido em 1998, segundo a Polícia Marítima, desapareceu na manhã de domingo no Cais do Sodré e um amigo lançou-se à agua para salvá-lo, mas acabou por ter de ser ajudado por uma terceira pessoa. Também neste caso prosseguem as operações de busca.

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.