O que pensam os matosinhenses sobre os novos 771 lugares de estacionamento pago?

O que pensam os matosinhenses sobre os novos 771 lugares de estacionamento pago?
| Norte
Porto Canal

A implementação de mais 771 lugares de estacionamento pagos, conforme inicialmente planeado pela Câmara de Matosinhos para começar no dia 1 de abril, foi adiada. A medida de criar mais vagas de estacionamento pagas só irá avançar depois da disponibilização de um parque de estacionamento gratuito com cerca de 400 lugares.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A extensão da Zona de Estacionamento de Duração Limitada (ZEDL) deveria ter sido implementada a partir do dia 1 de abril. No entanto, por enquanto, isso ainda não ocorreu e não há uma data definida para sua implementação.

A Câmara Municipal de Matosinhos considera agora essencial fornecer alternativas gratuitas, especialmente para os trabalhadores da área, e por essa razão, encontra-se em debate a proposta de disponibilizar um parque de estacionamento gratuito na região sul da cidade.

O local em questão é o estacionamento atualmente situado no antigo centro de vacinação, localizado na Avenida D. Afonso Henriques, que tem capacidade para aproximadamente 400 veículos. O espaço ainda aguarda pelas intervenções necessárias, uma vez que estas só deverão iniciar-se após o fim da Queima das Fitas.

A maioria dos residentes e comerciantes ouvidos pelo Porto Canal discordam do futuro critério e acreditam que vai impactar negativamente os negócios locais, assim como as pessoas que vêm em lazer.

Relativamente ao novo parque gratuito, os matosinhenses referem que “provavelmente não vai servir para todas as pessoas”, já que o antigo centro de vacinação “fica um bocadinho longe” e não irá colmatar todos os lugares que brevemente serão pagos.

De recordar que a medida prevê a criação de zonas de estacionamento pagas na via pública, em 14 ruas junto à marginal de Matosinhos. Por exemplo, a Avenida General Norton de Matos, em frente à praia de Matosinhos, terá 77 novos lugares pagos. No total, serão criados 711 lugares para além dos 1140 já existentes.

+ notícias: Norte

Dois feridos graves em acidente na A4 em Vila Real

Dois feridos graves é o resultado de uma colisão que está a causar constrangimentos ao quilómetro 113 da Autoestrada 4 (A4), na zona do Pópulo, Alijó, disse fonte dos bombeiros da Cruz Verde, de Vila Real.

Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos 

O Túnel do Marão foi atravessado por 33 milhões de veículos em oito anos, tendo atingido, em 2023, um tráfego médio de 13.778 viaturas e uma receita de 13,4 milhões de euros, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.