Um ano e meio depois, passadiço em Campanhã continua encerrado

Um ano e meio depois, passadiço em Campanhã continua encerrado
| Porto
João Nogueira

Mais de um ano e meio depois de inaugurado, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) ainda não está totalmente terminado. Dos 4,6 hectares de área verde exterior previstos no projeto, uma parte, que inclui um lago e um passadiço, ainda está por concluir.

Em resposta ao Porto Canal, a Câmara do Porto explicou, no início deste ano, que no que respeita à área verde e ao lago a obra já está concluída e aberta ao público. Contudo, o “passadiço de madeira encontra-se encerrado, com trabalhos de correção ainda a fazer”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Numa visita ao local é possível perceber que a situação não mudou desde os primeiros dias do ano: o passadiço do parque mantém-se fechado. A autarquia explicou que foram “detetadas algumas falhas técnicas durante a construção” e que conta ter condições para efetuar os trabalhos de correção ainda durante o ano de 2024.

A área verde onde estão inseridos o lago e passadiço de madeira é parte integrante do projeto do TIC, numa obra a cargo da GO Porto, orçada em mais de 13 milhões de euros.

Este não é o único parque verde incluído na plataforma intermodal de Campanhã. Entre a cobertura totalmente verde e a área em volta do terminal, contabilizam-se 46 mil metros quadrados de superfície verde.

Foi, na verdade, a “veia sustentável e ambiental” do projeto para o terminal, assinado por Nuno Brandão Costa, que mereceu unanimidade do júri na altura em que o concurso público foi lançado.

Mesmo em frente à galeria exterior do piso 1 do terminal, também foi disponibilizado um parque infantil de 700 metros quadrados. Desde a eleição deste executivo foram construídos 21 parques infantis, resultando num total de 33 parques infantis.

+ notícias: Porto

Câmara de Matosinhos implementa inteligência artificial no atendimento

A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou esta terça-feira a Maria, a primeira assistente virtual com recurso a inteligência artificial num 'site' autárquico em Portugal, adiantou hoje este município do distrito do Porto.

O último dia da Mercearia do Bolhão. A “matilha de lobos” que são “grandes cadeias” faz mais uma vítima no Porto

30 de abril de 2024 é oficialmente o último dia da Mercearia do Bolhão. Prateleiras vazias, algumas já desmontadas, muitos abraços de despedida e um sentimento geral de mágoa. 144 anos depois, a mercearia mais antiga da cidade do Porto fechou as portas pela última vez pelas 19h. A notícia foi avançada em primeira mão pelo Porto Canal a 19 de abril.

STCP reforça ligações ao Queimódromo durante a Queima das Fitas

A STCP anunciou, esta terça-feira, o reforço nas ligações ao recinto da Queima das Fitas do Porto com um serviço especial Vaivém entre as zonas da Trindade, do Hospital de São João e o Queimódromo, a partir de 4 até 11 de maio.