Mais de um ano depois, a passagem pedonal inferior de Campanhã está concluída 

Mais de um ano depois, a passagem pedonal inferior de Campanhã está concluída 
Porto./ DR
| Porto
Porto Canal

As obras da passagem inferior entre o Terminal Intermodal de Campanhã, as estações de metro e comboio da CP e o terminal da STCP já terminaram, mais de um ano após a abertura daquela estrutura. 

De acordo com a Cãmara Municipal do Porto, a estrutura permite agora a interligação entre o edifício do terminal e os serviços de comboios (regionais, intercidades, internacionais e suburbanos IP/CP) e de metro ligeiro. Transportes complementados pelos serviços da STCP, táxis, kiss & ride e, por fim, os espaços de estacionamento de automóveis e bicicletas.

O município explica ainda que a passagem é composta por um átrio, acessos poente às linhas e ao metro, circulação principal e corredores de acesso às plataformas e zonas técnicas.

A empreitada, que teve início em dezembro de 2021 e tinha a duração prevista de oito meses, foi realizada pela empresa municipal GO Porto, no valor de cerca de 940 mil euros.

Contudo, a obra acabou por durar 18 meses e apesar de dar ligação à estação de comboio, os acessos às linhas 2/3, 4/5, 6/7 e 8/9, visíveis ao longo da passagem inferior, ficarão fechados.

Inaugurado em julho de 2022, o terminal intermodal serviu mais de cinco milhões de passageiros num ano. A autarquia sublinha que é o primeiro terminal do país a ligar os meios de transporte de forma simples e eficiente, sendo um centro de partidas e chegadas rodoviárias do Porto e da Região Norte.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto chumba criação de memorial dos 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal do Porto rejeitou, por maioria, uma recomendação do PS para que fosse criado "num espaço emblemático da cidade" um memorial, monumento, escultura ou instalação artística como marco dos 50 anos do 25 de Abril.

Porto insta Governo a habilitar municípios a regularem atividades económicas

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, uma recomendação do movimento independente que insta o Governo a habilitar os municípios a regularem o licenciamento das atividades económicas.

Porto aprova por unanimidade "reunião urgente" entre Câmara do Porto e MAI

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por unanimidade, uma moção do PSD para realizar "uma reunião urgente" entre o executivo e a ministra da Administração Interna e adotar medidas para assegurar mais efetivos e recursos policiais.