Escola Homem Cristo em Aveiro vai ter novo edifício junto à Universidade

Escola Homem Cristo em Aveiro vai ter novo edifício junto à Universidade
| Norte
Porto Canal / Agências

A Escola Homem Cristo, em Aveiro, vai ter novas instalações junto à Universidade e o atual edifício, primeiro liceu nacional construído de raiz, vai albergar os serviços da Câmara Municipal, anunciou esta segunda-feira a autarquia.

“A Câmara Municipal de Aveiro decidiu, por despacho do presidente, Ribau Esteves, adjudicar o projeto de construção da nova Secundária Homem Cristo, à Termoprojeto – Engenharia e Projetos, Lda”, anunciou em nota de imprensa.

A nova Escola Secundária Homem Cristo vai ficar localizada nos terrenos contíguos à Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos João Afonso de Aveiro, junto à Avenida da Universidade de Aveiro.

“Será um edifício novo que a Câmara Municipal entregará ao Ministério da Educação, para termos uma escola com todas as condições que a modernidade propicia e exige, nos edifícios e espaços verdes, de recreio e de desporto”, observa.

Segundo a autarquia, as atuais instalações da Homem Cristo necessitam de profunda requalificação, após o que irão receber os serviços da Câmara de Aveiro que estão na antiga fábrica Pereira Campos.

“A área ocupada pelos serviços da Câmara de Aveiro no edifício da antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos será qualificada e adaptada em termos funcionais para integrar o Centro de Congressos de Aveiro”, revela.

Na mesma nota de imprensa, a autarquia adianta que está também em curso a elaboração do projeto do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, com a construção de um novo bloco.

“No caso do Conservatório, está a ser projetada uma nova sala num edifício novo a agregar ao existente, com as devidas especificações técnicas para a área da Dança”, esclarece.

A câmara acrescenta que o edifício do Conservatório tem um valor arquitetónico de referência e características e exigências técnicas especiais pelo facto de ministrar, entre outras, aulas de música individuais e em grupo.

Estão também em curso e em diferentes fases de desenvolvimento os projetos de requalificação da Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos de São Bernardo e do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

Foi também adjudicado o projeto de requalificação da EB 2,3 de São Bernardo visando “o aumento da eficiência energética, do conforto e qualidade das salas de aula, dos espaços de apoio e das zonas de recreio”.

Os três projetos representam um investimento superior a meio milhão de euros, com financiamento do programa Portugal 2030, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e programa nacional de reabilitação de escolas.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.