Lançado o concurso público para a reabilitação da Ponte da Arrábida

Lançado o concurso público para a reabilitação da Ponte da Arrábida
Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou esta segunda-feira um concurso público de 5,5 milhões de euros para reabilitar a face interior do tabuleiro e pilares da Ponte da Arrábida, despesa autorizada há duas semanas.

De acordo com um anúncio de procedimento publicado esta segunda-feira em Diário da República (DR), o prazo para apresentação de propostas vai até ao dia 17 de maio e a empreitada tem um prazo de execução de 540 dias, aproximadamente um ano e meio.

Neste concurso público, o preço tem um fator de ponderação de 80% e a qualidade 20%, estando ainda este último ponto dividido em três subfatores de ponderação: programa de trabalhos (60%), memória descritiva e justificativa (30%) e cronograma financeiro (10%).

Em 28 de março, um despacho publicado em DR dava conta que a reabilitação da face interior do tabuleiro e pilares da Ponte da Arrábida, que une o Porto e Vila Nova de Gaia, custaria até 5,5 milhões de euros.

Esta operação de manutenção, cuja despesa foi autorizada pela IP, compreende uma dotação de 2,8 milhões de euros a alocar em 2025 e 2,7 milhões de euros em 2026.

Ao montante fixado para cada ano pode "ser acrescido do saldo apurado no ano anterior".

Em 2023, de acordo com dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), circularam na Ponte da Arrábida cerca de 113 mil carros por dia, uma média calculada a partir das médias ponderadas mensais ao longo do ano.

A Ponte da Arrábida, uma obra do engenheiro Edgar Cardoso, foi classificada como Monumento Nacional em 2013.

Foi inaugurada em 1963 e tinha, à data, o maior arco de betão armado do mundo.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.