Reabilitação da Ponte da Arrábida vai custar 5,5 milhões de euros

Reabilitação da Ponte da Arrábida vai custar 5,5 milhões de euros
Foto: Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

A reabilitação da face interior do tabuleiro e pilares da Ponte da Arrábida, que une o Porto e Vila Nova de Gaia, custará até 5,5 milhões de euros à Infraestruturas de Portugal (IP), segundo um despacho esta quinta-feira publicado.

De acordo com um despacho hoje publicado em Diário da República, esta operação de manutenção autorizada pela IP compreende uma dotação de 5,5 milhões de euros, dos quais 2,8 milhões de euros a alocar ao ano de 2025 e 2,7 milhões de euros em 2026.

Ao montante fixado para cada ano pode "ser acrescido do saldo apurado no ano anterior".

A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da IP, liderado por Miguel Cruz, aguardando-se agora o lançamento do concurso público para as obras de manutenção.

Em 2023, de acordo com dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), circulou na Ponte da Arrábida uma média de 113 mil carros por dia.

A Ponte da Arrábida, uma obra do engenheiro Edgar Cardoso, foi classificada como Monumento Nacional em 2013.

Foi inaugurada em 1963 e tinha, à data, o maior arco de betão armado do mundo.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.