O serviço militar obrigatório deve ou não regressar?

O serviço militar obrigatório deve ou não regressar?
| País
Porto Canal

O retorno do serviço militar obrigatório voltou à agenda do dia e, apesar do intenso debate que é tido por todo o país, seja em cafés ou nas caixas de comentários das redes sociais, as opiniões sobre o tema dividem-se. O que pensam afinal os portugueses, o serviço militar obrigatório deve ou não regressar?

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Apesar de existir quem acredite que a medida pode fortalecer o senso de dever cívico e preparar os jovens para desafios futuros, outros expressam preocupações quanto à sua aplicabilidade num mundo em constante evolução. O assunto tem permanecido no centro da atenção mediática, alimentando um diálogo sobre os rumos da defesa nacional e os valores sociais.

A falta de militares leva alguns portugueses entrevistados pelo Porto Canal a questionar se a reintrodução do serviço militar obrigatório seria um estímulo eficaz para atrair os jovens a se juntarem às Forças Armadas.

António Machado revela-se contra o regresso da medida que foi abolida em 2004, realçando no entanto que “precisamos de mais investimento, mais qualidade”, mas que não é obrigando as pessoas a irem “contrariadas” que algo vai mudar.

Já Paula Teixeira explica “que a falta de militares tem a ver com a remuneração que eles têm ao final do mês”, e não pela “vocação”.

Existe porém quem defenda que “neste momento faz falta à camada mais jovem” esta componente de disciplina e regras, e que se esta medida regressasse teríamos “mais segurança”. No geral, os mais jovens são da opinião de que isso seria um retrocesso na evolução do nosso sistema.

Com o novo governo ainda em início de funções, e sem o primeiro-ministro se ter ainda pronunciado sobre o tema, este é um tema que promete dar ainda muito que falar, com os dilemas que o país terá que enfrentar para tentar conciliar a salvaguarda da segurança nacional, com os princípios de liberdade individual e as demandas sociais.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.