Associação da PSP pede a nova ministra "a necessária sensibilidade e disponibilidade" para ouvir reivindicações

Associação da PSP pede a nova ministra "a necessária sensibilidade e disponibilidade" para ouvir reivindicações
Foto: Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| País
Porto Canal/Agências

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) pediu esta sexta-feira à ministra da Administação Interna "a necessária sensibilidade e disponibilidade" para ouvir as reivindicações dos polícias e disse estar "disponível" para ser um contributo.

A juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça e ex-inspetora-geral da Administração Interna (IGAI) Margarida Blasco foi a escolha de Luís Montenegro para a pasta da Administração Interna.

Em comunicado, a ASPP/PSP endereça "os votos das maiores felicidades" para o mandato da governante, salientando "a experiência profissional que apresenta pode ser relevante para o exercício das suas funções".

"À senhora juíza conselheira Margarida Blasco a ASPP/PSP pede a necessária sensibilidade e disponibilidade para 'escutar' as reivindicações dos representantes legítimos dos polícias, que perceba os problemas graves e estruturais que assolam a PSP e os seus profissionais e espera ainda que tenha peso político junto do Governo para poder dar respostas assertivas".

Apontando os problemas existentes na PSP, como a falta de atratividade, escassez e envelhecimento do efetivo, fuga de quadros, incumprimento da pré-aposentação, baixos salários, ausência de higiene e saúde no trabalho, pouca dignificação da carreira e da condição policial, baixa execução do investimento, condições estruturais débeis, suplementos remuneratórios desajustados, baixo nível motivacional, inoperacionalidade da Instituição, entre outros, a associação "é da opinião que se imponha uma visão e ação política diferente dos governos anteriores, para evitar-se o branqueamento da realidade, a secundarização dos problemas, a propaganda e o assistencialismo".

A associação manifesta-se "disponível para ser um contributo no sentido de se alcançar as melhores medidas que resolvam os problemas estruturais, esperando que, com a maior brevidade possível, surja oportunidade" para se reunir em breve com a ministra da tutela "para apresentação de cumprimentos, entrega do seu caderno reivindicativo, assim como, uma solução célere para o suplemento de condição policial".

A tomada de posse do primeiro-ministro e dos ministros do XXIV Governo Constitucional irá decorrer na terça-feira, pelas 18h00, no Palácio da Ajuda. Dois dias depois, no mesmo local e à mesma hora, tomarão posse os secretários de Estado.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.